quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Política e números

Ano eleitoral é complicado. Muitas promessas, muita hipocrisia e mais uns dias de férias no Congresso.

Acabo de ver uma matéria sobre os candidatos e o custo de suas promessas no orçamento anual do governo, vejo que não passa uma grande hipocrisia e talvez números chutados sem embasamento nenhum de dados.

No lado tucano, com suas promessas, Serra geraria um impacto de mais ou menos 46bi de reais. Duvido que tenha sido feito um estudo por parte da campanha do candidato sobre esses valores, de forma com que houvesse um profunda análise de dados, que possibilitasse realmente saber onde aplicar e destinar recursos, para simplesmente não jogá-los ao vento.

http://www1.folha.uol.com.br/poder/817199-propostas-de-serra-criam-gasto-de-r-46-bilhoes.shtml

Vale lembrar que não só da parte tucana vem esse tipo de hipocrisia, do lado petista também existe tal malandragem.

Isso é um fato comum nas eleições, no qual todos os cargos disputados, utilizam de números astronômicos com a intenção de ludibriar o eleitor. Caso decidissem por algo sério, estudar os orçamentos dos cargos e governos pretendidos seria simples, sendo que boa parte desses dados estão disponíveis.

Como administrador, acostumado a ver questões de prioridades e alocações de recursos, tomo sempre como base para qualquer tipo de decisão, um estudo dos dados e uma boa leitura do projeto em questão, ou seja, parece que os governantes chegam ao poder sem ao menos saber realmente quais são as formas em que deve agir e quais são suas prioridades.

Um comentário: